Afinação de pianos


Ao ser tocado ou pela influência de temperatura, humidade e passar do tempo, um sistema sob tensão tende a diversas flutuações no equilíbrio e distribuição das forças.

No piano estas flutuações resultam em desafinação que tem de ser corrigida para devolver a nitidez sonora ao instrumento.


Sem Afinação, não só as notas soariam mal individualmente, como os intervalos e os acordes não soariam ao que são, prejudicando a sensação de escuta em geral.

Há 4 causas principais para um piano precisar de ser afinado. Pela utilização regular, alterações de temperatura ou higrometria (comuns nas mudanças de estação e no transporte de pianos), elasticidade das cordas, por ser novo ou ter sido encordoado recentemente. A afinação consiste em ajustar a tensão de cada uma das cerca de 220 cordas (variando com os modelos) de forma a que, não só cada 3 cordas de uma mesma nota soem em uníssono, como todos os intervalos entre notas estejam devidamente determinados, seguindo os princípios que o temperamento em questão implica. Embora em 99% dos casos seja o Temperamento Igual, em que todas as notas estão espaçadas de acordo com um rácio comum (raíz dozeavos de dois), existem temperamentos alternativos para a afinação de um piano, que não permitem no entanto tanta liberdade nas tonalidades em que se pode tocar harmoniosamente cada musica.

Os principais fabricantes de pianos aconselham a que afinação seja feita no mínimo uma vez por ano, de forma a repôr a normalidade antes que o conjunto das tensões se altere demasiado. Há duas razões principais para esta sugestão, uma de ordem técnica, outra de ordem estética. A primeira é que quanto mais desafinado o piano estiver, mais provável é que necessite de mais do que uma afinação e também que se partam cordas ao adicionar a tensão necessária. A segunda é que os instrumentos musicais existem para que se obtenha felicidade através do belo e um piano desafinado distancia-se dessa oportunidade.

A afinação moderna definiu-se como sendo de temperamento igual e com o Lá afinado entre os 440Hz e os 443Hz.

CONTACTO


Conhecer o Instrumento. Servir a Arte

Morada Rua da Alemanha 297B
Quinta de São Gonçalo
2775-397 Carcavelos
Cascais - Lisboa

 

Pedro Coelho +351 965 134 210

Hugo Freitas +351 969 784 492

 

Email pianos.pt@gmail.com

Horário Atendimento por marcação.

 

 

 

GPS 38.68237, -9.327585

2017 © Pianos.pt. Todos os direitos reservados.