Afinação de pianos


Ao ser tocado ou pela influência de temperatura, humidade e passar do tempo, um sistema sob tensão tende a diversas flutuações no equilíbrio e distribuição das forças.

No piano estas flutuações resultam em desafinação que tem de ser corrigida para devolver a nitidez sonora ao instrumento.


Sem Afinação, não só as notas soariam mal individualmente, como os intervalos e os acordes não soariam ao que são, prejudicando a sensação de escuta em geral.

Há 4 causas principais para um piano precisar de ser afinado. Pela utilização regular, alterações de temperatura ou higrometria (comuns nas mudanças de estação e no transporte de pianos), elasticidade das cordas, por ser novo ou ter sido encordoado recentemente. A afinação de pianos consiste em ajustar a tensão de cada uma das cerca de 220 cordas (variando com os modelos) de forma a que, não só cada 3 cordas de uma mesma nota soem em uníssono, como todos os intervalos entre notas estejam devidamente determinados, seguindo os princípios que o temperamento em questão implica. Embora em 99% dos casos seja o Temperamento Igual, em que todas as notas estão espaçadas de acordo com um rácio comum (raíz dozeavos de dois), existem temperamentos alternativos para a afinação de um piano, que não permitem no entanto tanta liberdade nas tonalidades em que se pode tocar harmoniosamente cada musica.

Os principais fabricantes de pianos aconselham a que afinação seja feita no mínimo uma vez por ano, de forma a repôr a normalidade antes que o conjunto das tensões se altere demasiado. Há duas razões principais para esta sugestão, uma de ordem técnica, outra de ordem estética. A primeira é que quanto mais desafinado o piano estiver, mais provável é que necessite de mais do que uma afinação e também que se partam cordas ao adicionar a tensão necessária. A segunda é que os instrumentos musicais existem para que se obtenha felicidade através do belo e um piano desafinado distancia-se dessa oportunidade.

A afinação moderna definiu-se como sendo de temperamento igual e com o Lá afinado entre os 440Hz e os 443Hz.

CONTACTO


Conhecer o Instrumento. Servir a Arte

Morada Rua da Alemanha 297B
Quinta de São Gonçalo
2775-397 Carcavelos
Cascais - Lisboa

 

Pedro Coelho +351 965 134 210

Hugo Freitas +351 969 784 492

 

Email pianos.pt@gmail.com

Horário Atendimento por marcação.

 

 

 

GPS 38.68237, -9.327585

2017 © Pianos.pt. Todos os direitos reservados.

Ao continuar a usar este site aceita que sejam usados cookies. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Fechar