Manutenção de pianos


Avenças personalizadas à medida de cada cliente que proporcionam serviços técnicos recorrentes para manter um piano com uma performance constante ao melhor preço possível.


A manutenção é uma inevitabilidade em qualquer instrumento musical e, dada a sua complexidade com as cerca de 220 cordas e composto por aproximadamente 6000 componentes individuais, o piano não é uma exceção. Aqui referimo-nos à manutenção como serviço planeado com regularidade, principalmente para Escolas e Conservatórios, bem como Estúdios, Salas de Concerto e Pianistas profissionais.

Os pianos, apesar da sua robustez que lhes permite serem transportados até às salas de concerto sem que se desregulem e praticamente sem se desafinarem, também têm as suas sensibilidades, que devem ser levadas em conta para serem bem cuidados e se manterem ao nível da qualidade da sua construção.

A manutenção pode ser pensada principalmente em três serviços, a afinação, a harmonização, e a regulação, sendo que podem ser feitas em conjunto ou em separado, embora estejam interligadas. Um piano só pode soar bem afinado se estiver bem harmonizado e bem regulado. O que se pretende ao fazer uma manutenção regular do piano é garantir, não só que o piano se mantém em condições óptimas, para que se possa usufruir em permanência do melhor que tem para nos proporcionar, mas também que a falta de manutenção não chegue ao ponto de degradar ou até mesmo comprometer os seus componentes. Por exemplo, se as cabeças ficarem demasiado rijas e/ou demasiado vincadas, a probabilidade de se partirem cordas é muito superior, tal como quando o piano desafina muito abaixo do diapasão e se tem de repor muita tensão nas cordas. Em termos de funcionamento da mecânica, há margens de funcionamento fora das quais o movimento de um componente pode forçar demasiado outro com o qual este interage e levando por vezes a parti-lo ou à consequente substituição por danos irreversíveis.

Outro ponto importante é que, em especial ao nível da aprendizagem, o estado do piano vai influenciar o rigor, consistência e nível com que é feita. As escolas e conservatórios estão particularmente atentos à necessidade de manutenção dos pianos e por isso mesmo é um serviço que nos requisitam com mais frequência.

Deslocamo-nos obviamente a qualquer ponto do país e tentamos articular com outros serviços na zona para praticarmos os melhores preços. A título de exemplo, fazemos a manutenção do Conservatório da Covilhã, ESART (Castelo Branco), Academia de Música e Artes de Chaves e Conservatório de Angra do Heroísmo.

A manutenção não só prolonga a longevidade dos pianos como também beneficia quem os utiliza.

CONTACTO


Conhecer o Instrumento. Servir a Arte

Morada Rua da Alemanha 297B
Quinta de São Gonçalo
2775-397 Carcavelos
Cascais - Lisboa

 

Pedro Coelho +351 965 134 210

Hugo Freitas +351 969 784 492

 

Email pianos.pt@gmail.com

Horário Atendimento por marcação.

 

 

 

GPS 38.68237, -9.327585

2017 © Pianos.pt. Todos os direitos reservados.