Reparação de Pianos


A reparação de pianos devolve ao instrumento as qualidades que já não tem. Um piano depende de um delicado e preciso conjunto de mecanismos que, tecla a tecla, transmitem a força tocada na tecla até ao martelo que percute a corda.

Por influência da utilização, alteração ambiental e passagem do tempo, os componentes podem ganhar folga, desgaste, deformação, atrito, ou partirem-se.

Reparamos e regulamos os componentes e o jogo entre eles, elevando a mecânica à melhor transmissão de força possível.


É nesse momento que se torna necessária uma Reparação de pianos. Seja em pianos mais recentes ou mais antigos, é frequente precisarem de uma intervenção que a simples Afinação, Harmonização ou Regulação já não resolvem por ser necessária a substituição de componentes.

Seja quando demasiadas cordas se partem, pela idade, seja quando já perderam demasiadas características e se tornaram pouco ricas, há um momento a partir do qual faz sentido re-encordoar o piano. O mesmo se passa quando as cabeças dos martelos já não podem ser rectificadas ou quando secam ao ponto de perderem as qualidades de elasticidade que são essenciais para nos devolverem o potencial do instrumento. Estas são as duas reparações cujos resultados são mais óbvios ao nível da sonoridade do piano, mas não são as únicas de que o instrumento pode necessitar. A reparação de pianos mecânica e/ou do teclado são até mais frequentes e melhoram substancialmente a qualidade da relação que se tem ao tocar. Os vários feltros, peles, eixos, entre outros, vão-se desgastando progressivamente e chegam a um ponto em que impedem a regulação do piano. O mesmo se pode passar com o desgaste das cordas e a afinação, ou com a velhice das cabeças e a harmonização.

A reparação de pianos é a operação que se torna necessária quando já não se consegue afinar, harmonizar, ou regular o piano, levando a que sejam obrigatórias as substituições de componentes. Por vezes sendo preciso refazer partes do mecanismo, por estarem irremediavelmente danificados ou pura e simplesmente já não existirem.

Combinando um know how qualificado, com ferramentas de precisão e sensibilidade artesanal, com técnicas modernas, não só a reparação procura devolver ao piano o que ele já deixou de conseguir ou até mesmo, quando solicitado, melhorá-lo acima do que foi possível na sua construção.

Cuidarmos dos instrumentos musicais é cuidarmos da nossa relação com a música.

CONTACTO


Conhecer o Instrumento. Servir a Arte

Morada Rua da Alemanha 297B
Quinta de São Gonçalo
2775-397 Carcavelos
Cascais - Lisboa

 

Pedro Coelho +351 965 134 210

Hugo Freitas +351 969 784 492

 

Email pianos.pt@gmail.com

Horário Atendimento por marcação.

 

 

 

GPS 38.68237, -9.327585

2017 © Pianos.pt. Todos os direitos reservados.