Restauro de pianos


O restauro difere da reparação por abarcar considerações de fidelidade histórica, podendo o cliente optar por a manter ou alterar.

Sendo fieis, usamos materiais, componentes e técnicas consistentes com o fabricante e a época de fabrico.

Pretendendo modernizar, utilizamos materiais, componentes e técnicas atuais que conferem ao instrumento uma sonoridade e robustez que não eram ainda possíveis na época de fabrico.


O Restauro de um piano é a mais longa das intervenções que podemos fazer, por incluir todos os serviços anteriores, (afinação, harmonização, regulação e reparação).

Pode evidentemente ter vários graus de profundidade de intervenção, de acordo com as necessidades do piano e os objetivos do cliente. No restauro, existem múltiplas substituições de componentes, que podem ser exigidas por quatro razões principais: desgaste, mau funcionamento, para optimização do instrumento ou inexistência do componente. Algumas dessas substituições, nomeadamente os bordões, as cabeças, e peças de madeira, são de fabrico encomendado, especificamente para cada piano. De resto, os feltros e demais componentes, tal como molas, capas de teclado e peles, existem em stock nas mais variadas espessuras, densidades, e cores, por forma a garantir o melhor funcionamento da mecânica, teclado e sistema de pedais, bem como outras partes móveis.

Se bem que o ponto de partida num restauro ou reparação é a utilização das mesmas  especificações dos componentes, não é raro que o conhecimento atual e a tecnologia moderna, permitam uma optimização em relação ao que foi calculado no fabrico, por vezes há mais de 100 anos atrás. Para os clientes mais exigentes, temos vindo não só a recalcular o plano de cordas e a geometria da mecânica, mas também a substitui-las, quando desejado, por materiais de características com vantagens consideráveis.

Para além do acesso privilegiado aos melhores fabricantes do mercado internacional, a experiência e conhecimentos acumulados, a alta exigência nos resultados e os quase 14 anos dedicados a cuidar de pianos, é a sensibilidade que nos permite unir todas estas vantagens e colocá-las ao serviço do seu piano, e da arte.

A pianos.pt tem vindo a tornar-se a referência em Portugal, principalmente num restauro de qualidade, tendo por exemplo recebido da Maria João Pires, ao estrear o restauro integral do Steinway B do Goethe Institute, um merecido e expontâneo elogio: “O piano está magnífico!“.

Procuramos sempre superar as expectativas nos resultados, e satisfazer os pianistas mais exigentes.

CONTACTO


Conhecer o Instrumento. Servir a Arte

Morada Rua da Alemanha 297B
Quinta de São Gonçalo
2775-397 Carcavelos
Cascais - Lisboa

 

Pedro Coelho +351 965 134 210

Hugo Freitas +351 969 784 492

 

Email pianos.pt@gmail.com

Horário Atendimento por marcação.

 

 

 

GPS 38.68237, -9.327585

2017 © Pianos.pt. Todos os direitos reservados.